Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Big chop: entenda a importância do corte durante a transição capilar

O big chop é um corte que tira a parte alisada dos fios e tem uma função estética forte: as mulheres preferem tirar o cabelo liso de química para não ficarem com fios de dois jeitos diferentes na cabeça.



As mulheres que passam pela transição capilar já devem ter ouvido falar sobre o big chop. Quem não conhece ou está começando a pesquisar a esse respeito, porém, pode precisar de um pouco mais para saber exatamente qual a sua importância no processo.
O big chop nada mais é do que um corte de cabelo para tirar toda a parte alisada dos fios.
Como é impossível que a química saia naturalmente, as mulheres que começam a adotar os fios naturais podem recorrer a esse recurso por uma questão estética: "O big chop - ou, literalmente, grande corte - é um corte perfeito para quem procura tirar toda química do cabelo - seja do tamanho que ele estiver. Quem está em transição e não gostar de ver diferentes texturas no cabelo pode apostar neste tipo de corte para renovar os fios", diz Mariana Gorini, do FT Studio do Rio de Janeiro.
COMO FUNCIONA O BIG CHOP?
É assim: depois que você começa a transição capilar, é normal o seu cabelo ficar divido: uma parte começa a nascer mais cacheada ou encaracolada (dependendo do seu tipo de cabelo natural) e a outra continua lisa por causa da química. É como se você tivesse dois cabelos em uma única cabeça.
Esse tipo de corte virou uma prática justamente para facilitar esse processo. É comum muitas mulheres também sofrerem com essa diferença de visual e por não conseguirem arrumar o look de uma maneira que elas considerem bonito. Enquanto os cachos crescem, é difícil dar textura para a parte que ainda está alisada e o cabelo pode parecer uma bagunça.
O big chop é, então, nada mais que um homogeneizador de look: tirando a parte lisa da frente, você deixa os seus cachos crescerem mais livremente e consegue focar melhor nos cuidados com o cabelo natural. Além disso, ele tem um papel importante na saúde do fio: "O big chop é fundamental para a renovação e saúde do cabelo da cliente que está com química e quer passar por uma transição capilar. Com esse tipo de corte, você pode seguir em frente com a textura natural do seu cabelo - seja ele crespo, cacheado ou ondulado", continua a profissional.
Antes de recorrer à tesoura, no entanto, é importante você esperar pelo menos 6 meses, para que os cachos já comecem a ganhar forma próximos a raiz. Em segundo lugar, vale pensar também na questão do comprimento: o cabelo cacheado parece mais curto por causa do formato do fio, e se você é fã de um cabelão, pode ficar chocada com o resultado pós-big chop.
Quanto ao corte em si, não existe uma regra exata (mas inspiração é o que não falta!): "Ele depende de onde foi feita a química. A indicação é cortar o cabelo até onde cresceu a raiz natural - muitas vezes sendo bem curtinho, um pixie hair. Mas você pode optar pela versão mais "soft" - cortar nas partes com química".
CUIDADOS PÓS-BIG CHOP
Por conta dessa mudança tão grande de penteado, é normal que toda a sua rotina precise ser repensada, em especial os produtos que você usa.
"Antes do big chop muitas mulheres sofrem com o corte químico - processo no qual o cabelo fica completamente desprovido de vitaminas, água e minerais essenciais para a vitalidade do cabelo. Depois, o cabelo literalmente renasce - você tem que apropriar sua rotina de cuidados com o seu tipo de cabelo", explica Mariana.
Esse é o momento, então, de investir pesado em hidratações e reconstruções capilares, e, aqui, o cronograma capilar pode ser um aliado e tanto. Vale a pena também você perguntar para o próprio hairstylist, no momento do grande corte, os produtos que mais vão se adaptar à essa fase da transição, para ajudar os cachos a crescerem forte e bonitos.
No mais, é preciso paciência: o cabelo não vai mudar completamente de um dia para o outro e existe um período mesmo após o big chop em que ele vai parecer sem forma e ressecado. Faz parte, já que o fio e o couro cabeludo precisam de um tempo de adaptação ao novo normal.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/04/big-chop-entenda-importancia-do-corte-durante-transicao-capilar.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger