Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dá realmente para recuperar um FIO DANIFICADO?



Você sabia que os fios lisos refletem mais brilho pois têm o dobro da quantidade de cutículas que os outros tipos de fio?
e que isso interfere na ação dos tratamentos?
Saiba mais sobre a estrutura dos fios e o que é cutícula clicando Aqui

Como os produtos agem nos fios

As Matérias primas encontradas nos produtos podem melhorar o aspecto do fio, quanto ao brilho (reposição de água), quanto a maleabilidade ou elasticidade  (reposição de óleos e manteigas) e força reposição estrutural (reposição de queratina ou aminoácidos, que o fio já possui naturalmente, mas perde no dia a dia ou nos processos químicos etc).

Ao entrar em contato com o fio as matérias primas entram dentro do córtex e as cutículas selam esses ativos, porém nem sempre as cutículas estão saudáveis ou alinhadas o suficiente para manter esta matéria prima dentro do córtex, de forma natural após 2 ou 3 dias da aplicação da máscara o próprio ar, sol, umidade entre outros fatores externos... oxidam o fio, fazendo os ativos “evaporarem”... assim o tratamento perde o efeito, tendo que ser feito novamente, quanto mais saudáveis e inteiras as cutículas estiverem, mais tempo o ativo irá permanecer dentro do fio.
por isso a necessidade de seguir um cronograma com frequência, dependendo do estado e tipo do fio e também da quantidade de ativos nas máscaras, o tratamento pode durar mais ou menos tempo dentro do fio... porém o tempo médio é de no máximo 5 dias em fios lisos e saudáveis, só o fato de ser liso, este fio em especial tem muito brilho e proteção de forma natural, sem se preocupar tanto com tratamentos, isso por ter as cutículas mais alinhadas e em maior quantidade que os outros fios,  assim os fios crespos,  que têm a metade da quantidade de cutículas se comparado a um fio liso se torna menos brilhoso e com efeito oxidante maior, assim fios crespos guardam os ativos das máscaras por no máximo 3 dias.


Um produto que não seja química pode melhorar a aparência de um fio?
Sim, ele envolve o fio formando um filme protetor, logo o fio ganha uma aparência melhor, porém o filme oxida.
um fio danificado jamais terá sua estrutura saudável anterior de volta.
dependendo da proporção do dano esse fio terá que ser cortado, ou mais cedo ou mais tarde ele se quebrará sozinho e irá cair.
se o dano for somente superficial (cutículas danificadas) ele pode até não se quebrar, pois seu interior (córtex)  ainda está saudável então o fio ainda terá força e se tratado constantemente dará para manter esse fio inteiro.
agora se o dano atinge a parte interna do fio não existe no mundo nada que recupere esse dano, mais cedo ou mais tarde o fio irá quebrar e cair.
Agora se o fio não tem nenhum dano, os tratamentos servirão para manter os fios saudáveis por dentro e por fora, porém os tratamentos terão que ser feitos constantemente, se o fio ficar muito tempo sem tratamentos ele poderá ter danos externos devido ao vento, sol, água do chuveiro, mecanismos de pentear... todo cabelo até mesmo um cabelo virgem precisa de tratamentos, pois todo cabelo se desgasta naturalmente.


Conclusão:


*Mudança definitiva (do crespo para o liso) somente com químicas e a longo prazo o fio fica artificial e danificado.


*Manutenção da saúde de um fio saudável para ele não sofrer danos (existe)


*Recuperação de um fio com danos (depende do tamanho do dano, quanto mais interno for o dano, menos resultados teremos e o fio irá partir inevitavelmente)... se o dano for só superficial (cutícula) não comprometendo a parte interna do fio (córtex), então neste caso específico o dano pode ser reparado, porém o fio jamais será como antes, o fio agora será mais frágil e desprotegido, os tratamentos formam um filme protetor, este filme substitui a cutícula perdida, assim o córtex não é danificado por fatores externos, porém não tratar com frequência ou jogar uma nova química nesse fio, o fará quebrar mais cedo ou mais tarde)

Logo... produtos de tratamento, dependendo do estado do fio... formam um manto protetor ao redor do fio dando uma proteção e alinhando as cutículas fazendo o fio refletir brilho... os tratamentos terão que ser repetidos sempre, pois eles saem do fio, com as lavagens ou com fatores externos.


Os melhores tratamentos para essas tipos de fios são os naturais de preferência no poo ou low poo ou comprando as matérias primas, óleos e manteigas 100% vegetais, extratos vegetais ou glicólicos.

Saiba como usar todos os ingredientes no seu cronograma no post onde falo sobre batismo Aqui




Veja dicas e tratamentos para fios danificados Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger