Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como Hidratar, Nutrir e Reconstruir Passo a Passo

Hidratação Capilar


***HIDRATAÇÃO:
Serve para repor a água (reposição hídrica)... creme capilar simples, a maioria eh bem barata, fácil de encontrar, vendidos nas fármácias e mercados... caso a palavra HIDRATAÇÃO ñ venha descrita na embalagem... Na composição NÃO deve conter .Oil (óleo)... prefira os que contenham Glycerina, Pantenyl Ethyl Ether ou Panthenol.

TRUQUES PARA IDENTIFICAR SUAS MÁSCARAS DE HIDRATAÇÃO

(SERVE PARA MATAR A SEDE DO FIO)
Lembre-se basicamente de Sucos e Chás... componentes q existem na natureza, que não precisam passar por nenhum processo para existir.
EX: folhas... frutas... verduras... legumes... plantas... argila... glicerina... mel... cana... bambu... etc.

E QUANDO Ñ ENCONTRAMOS AS MÁSCARAS DE HIDRATAÇÃO PURAS?
Podemos substituir por receitas caseiras... todas com frutas, babosa etc (apenas ñ pode ter nada oleoso)
Turbine sua hidratação c/ ampolas hidratantes ou  mel ou açúcar ou Bepantol ou glicerina
Vou ensinar uma receita p/ turbinar sua hidratação p/ q ela se transforme em um tratamento fortalecedor.


RECEITA DE FORTALECEDOR CAPILAR
200 gr de Máscara de Hidratação
1 Ampola de Tônico Capilar Tricofort verde
1 Ampola Vitamina A
1 Ampola Jaborandi
10 ml Óleo Verde ou Loção capilar Petróleo (Seiva de Mutamba e Juá)
10 ml Soro Fisiológico
Faça a mistura e guarde num recipiente.
Na hora de aplicar coloque 1 colher de sopa de Bepantol ou 1 ampola de Arovit.

PASSO A PASSO HIDRATAÇÃO
No dia da Hidratação...
Com os fios limpos... aplique a máscara específica p/ hidratação c/ 1 colher de sopa de Glicerina ou Bepantol ou Mel ou açúcar ou Ampolas de componentes Hidratantes... p/ cada 2 de máscara... após enluvar mecha por mecha (longe da raiz) deixe agir conforme modo de usar...após enxaguar a máscara aplique condicionador para selar as cutículas, enxague e finalize como de costume.
Você também pode aplicar antes da máscara a receita de pré máscara de hidratação RECEITA AQUI... caso aplique... não misture nada na máscara de hidratação aplique ela pura por cima da receita de pré máscara.
Aqui vai uma dica especial: Antes da aplicação, leve a máscara já misturada ao forno micro-ondas por aproximadamente 10 segundos. Morna, ela vai dilatar as escamas dos fios e penetrar melhor. 



Nutrição


***NUTRIÇÃO: Serve para repor ou equilibrar óleos (reposição lipídica)... são máscaras compostas por óleos ou manteigas ou ceras ou geleias... são encontrados mais facilmente em lojas de cosméticos.


TRUQUES PARA IDENTIFICAR SUAS MÁSCARAS DE NUTRIÇÃO

(SERVE PARA MATAR A FOME DO FIO)

Lembre-se basicamente de Óleos (lipídeos) e Alimentos... de
Proteínas e Aminoácidos encontrados em comestíveis e fora do nosso organismo... Tem que ser componentes q existem na natureza, mas que precisaram passar  por algum processo para existir...
EX: óleos 100% vegetais... manteigas 100% vegetais... geleias... ceramidas...tutano... proteínas do leite, do trigo, da soja, da aveia, aminoácidos da seda... etc.


PROCURE NO RÓTULO DA MASCARA DE NUTRIÇÃO

*Oil (óleo) *Seed Oil (Óleo de semente) *Butter (manteiga).


*Ceramidas(estão presentes naturalmente em nossos fios... são lipídios ficam entre as cutículas, servem p/ impedir a passagem de água p/ fora do fio... mas o fio perde a ceramida devido uso do xampú, química, e também por fatores externos, poluição, sol etc... sua perda deixa o fio perder a água e assim enfraquecer, perdendo o brilho)... então nessa hora entra o tratamento de ceramidas.


Como ela vem descrita na formulação dos produtos
• Ceramide 2

• Ceramide 3
• Phospholipids
• Palmitamido hexadecanediol
• 2-oleamido-1,3-octadecanediol (ceramida patenteada pela L'Oréal)
• Glucosyl ceramide
• Glycine soja (soybean) oil (óleo de soja, ceramida vegetal)


PASSO A PASSO NUTRIÇÃO
No dia da Nutrição...
Com os fios limpos... aplique a máscara específica p/ nutrição c/ 1 colher de sopa de óleo ou mistura de óleos 100% vegetais... nesse dia vc pode também fazer uma UMECTAÇÃO nos fios limpos e secos, antes de aplicar a máscara... se fizer a umectação não coloque óleos na máscara... aplique a mínima quantidade possível de óleo (o intuito aqui fazer o fio sugar todo o óleo, para isso não enxarque os fios com óleo, senão o cabelo irá ficar pesado e oleoso, sem definição) após enluvar mecha por mecha (longe da raiz) deixe agir conforme modo de usar... após enxaguar a máscara aplique condicionador para selar as cutículas, enxague e finalize como de costume.


Você também pode aplicar antes da máscara a receita de pré máscara de nutrição RECEITA AQUI... caso aplique... não misture nada na máscara de nutrição aplique ela pura por cima da receita de pré máscara.
Aqui vai uma dica especial: Antes da aplicação, leve a máscara já misturada ao forno micro-ondas por aproximadamente 10 segundos. Morna, ela vai dilatar as escamas dos fios e penetrar melhor. 


Reconstrução

***RECONSTRUÇÃO CAPILAR: Serve para repor proteínas e aminoácidos (reposição protéica)... são máscaras compostas por algum dos seguintes ingredientes Queratina, Colágeno, Elastina, Creatina, Cisteína... enfim por alguma proteína que jah compõe nosso fio naturalmente... como se fosse uma carga de alguma proteína ou aminoácido perdido... Facilmente encontradas em lojas de cosméticos...caso a palavra RECONSTRUÇÃO ñ venha descrita na embalagem... Na composição deve conter Keratin hidrolysed (Queratina), Collagen (Colageno), Creatine (Creatina), Protein (Proteína) etc.

TRUQUES PARA IDENTIFICAR SUAS MÁSCARAS DE RECONSTRUÇÃO


(SERVE PARA REPOR PERDAS PROTEICAS DO FIO)
Lembre-se de proteínas e aminoácidos jah existentes em nosso organismo.
EX: queratina...colágeno... elastina.
Lembrando que uma proteína tanto de nutrição (fora do corpo) como de reconstrução (dentro do corpo) eh formada por vários aminoácidos (devemos conhecer os nomes dos aminoácidos para identificar nos rótulos das nossas máscaras de Reconstrução).

A Queratina eh uma proteína jah existente em nosso organismo, na pele, unha, nos cabelos... ela eh composta por cerca 17 aminoácidos... existem máscaras reconstrutoras de Creatina, formadas por grupos de 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina
DICA: Anote ou imprima p/ hora da compra.


LISTA COM OS NOMES DOS AMINOÁCIDOS DA QUERATINA




DICAS PARA QUEM FAZ QUÍMICA OU PRECISA DE RECONSTRUÇÕES EXTRAS

Se seus fios necessitam de um número maior de RECONSTRUÇÕES... (Seja porque vc utiliza química ou se ñ utiliza e deseja fios mais encorpados e pesados).
Então vc pode montar seu próprio cronograma, mas a máscara deverah ser a base de COLÁGENO ou ELASTINA ou CREATINA ou AMINOÁCIDOS (NÃO PODE CONTER QUERATINA OU KERATIN)... Deixe a máscara de QUERATINA HIDROLISADA p/ ser utilizada uma ou no máximo 2 vezes  por mês.
Mas as etapas de Hidratação e de Nutrição que entram antes da etapa de Reconstrução, não poderão ser esquecidas ok? (a reconstrução soh pode ser aplicada após hidratar e nutrir).


QUERATINA EM EXCESSO
A queratina das máscaras ou ampolas profissionais, se for em excesso (acima de 2 vezes por mês)... pode dar efeito contrário... enrijecimento dos fios ocasionando a quebra... jah o Colágeno ou a Elástina  em excesso ñ causa esse efeito pois o colágeno ajuda no fortalecimento e a elastina na flexibilidade do fios assim eles ñ irão se enrijecer.

PROCURE NA COMPOSIÇÃO DA MÁSCARA DE RECONSTRUÇÃO O SEGUINTE:

*Queratina...representa quase 85 % do peso do fio... ela eh composta por aminoácidos...
- Aminoácidos não-essenciais... alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina.
- Aminoácidos essenciais (o corpo humano produz)... fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.
- Aminoácidos condicionalmente essenciais... (o corpo humano de algumas pessoas soh produz através de alimentação)... arginina, cisteína, glicina, glutamina, prolina, tirosina.
*Creatina... formadas por grupos de 3 aminoácidos presentes na queratina: glicina, arginina e metionina
* Colágeno ou Gelatina... presentes naturalmente em nosso organismo composto basicamente por 3 dos aminoácidos presentes na queratina lisina, glicina e prolina.
*Elastina... fibras mais finas que a do colégeno... tem o poder de ceder bastante a tração... retornando a forma original quando a tração para... confere elasticidade e resistência.

PASSO A PASSO RECONSTRUÇÃO
No dia da Reconstrução...

MODO 1... Com os fios limpos e úmidos aplique uma máscara de reconstrução misturada a 10 ml de Queratina líquida + 1/2 ampola de semi di lino... após enluvar mecha por mecha deixe agir conforme modo de usar... após enxaguar aplique a outra parte do semi di lino (esfregando nas mãos antes de aplicar... cuidado para não escorrer pois a ampola eh bem líquida... coloque aos poucos)... enxague e finalize.

Você também pode aplicar antes da máscara a receita de pré máscara de reconstrução RECEITA AQUI... caso aplique... não misture nada na máscara de reconstrução aplique ela pura por cima da receita de pré máscara.

MODO 2... Com os fios limpos e úmidos aplique Queratina Hidrolisada líquida deixe agir por alguns minutos... ñ enxague, aplique a máscara de reconstrução + 1/2 ampola de semi di lino... após enluvar mecha por mecha (longe da raiz) deixe agir conforme modo de usar... enxague, aplique a outra metade da ampola de Semi di lino (esfregando nas mãos antes de aplicar... cuidado para não escorrer pois a ampola eh bem líquida... coloque aos poucos), enxague.


 

Como potencializar a função da sua máscara?
Clique Aqui

Veja também Cronogramas já Prontos Aqui



Aqui vai uma dica especial: Antes da aplicação, leve a

máscara já misturada ao forno micro-ondas por aproximadamente 10 segundos. Morna, ela vai dilatar as escamas dos fios e penetrar melhor. 
FONTE DA DICA ESPECIAL:Aqui
FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger