Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Doenças do Fio


NOMES DE PATOLOGIAS ENCONTRADAS EM FIOS COM pH DESEQUILIBRADOS


1- Explosão Química
Também conhecida como Corte Químico.
Provocada por uso inadequado de produtos químicos.
O cabelo fica fragilizado e se quebra.
Muitas pessoas após processos químicos danosos, vêem os seus cabelos quebrados e acham que estão com queda.
2- Tricoptilose
Fissura longitudinal da haste do cabelo, geralmente acomete as pontas, embora possa acometer porções médias da haste.
Quando acontece nas extremidades, esta fica bifurcada ou com múltiplas pontas.
O excesso de operações químicas, mecânicas e térmicas provocam grandes reações, pois a sensibilidade da queratina do cabelo é muito grande.
É produzida nas pontas mais fracas do cabelo quando é esticado exageradamente, ou quando se aplica excesso de calor. O cabelo fica seco, áspero e com pontas duplas ou triplas.


3- Lesões nos Fios
O cabelo fica com lesões escuras onde o cabelo ficou sensibilizado. Essas lesões podem ser definidas como ferimentos nos fios.


4- Tricorrexe Nodosa
É provocada pela ação de produtos de baixa qualidade, quando incha fazendo dilatações ovaladas intermitentes como se fossem pequenos tumores. Esses pequenos inchaços acabam estilhaçando-se. O excesso de escovamento e pranchas também provocam esse mal.

5- Tricoclasie
Esta patologia tem a particularidade de fraturar o cabelo nas extremidades, parecendo um pincel.
FRATURAR=QUEBRAR=DESFIBRAR


6- Trichonodosis
É simplesmente nós nos fios.


7- Cabelos asfíticos.
O termo "cabelo astífico" é muito usado por tricoterapeutas e dermatologistas para classificar aqueles cabelos que passaram por vários processo químicos durante muito tempo e acabaram ficando danificados, com resíduos de produtos químicos no couro cabeludo e fios de cabelo e que estão com pH extremamente desequilibrados.
O couro cabeludo e fio de cabelo ficam asfixiados, daí a origem do termo asfítico.


Das patologias acima uma das mais comuns é a Trichonodosis
MAIS CONHECIDA COMO: "NÓ NOS FIOS"
É a presença de nó no fio de cabelo, ocasionando fratura nas hastes.
Geralmente os nós são observados próximos a ponta dos fios.
***É causado por química (coloração, descoloração, relaxamento, progressiva, etc)
***A causa mais comum é quando se deixa muito tempo o produto, ou quando se usa um alisante de um tipo e depois se usa outro, com a fratura ocorrendo no ponto de encontro dos 2 tipos de alisantes,
*** Fatores mecânicos e térmicos.
*** Pessoas que prancham os cabelos sem pentear antes aumentam a propensão a desenvolver trichonodosis.


Tratamento:
O tratamento é fácil mas pode ser lento.
1º Mude seus hábitos capilares, compre produtos de qualidade.
Saiba que cabelo bonito precisa de Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Manutenção!
2º Antes de começar a gastar com tratamentos, corte! O corte irá remover a parte "infeccionada" e você não perde tempo e dinheiro. Dependendo da gravidade, prepare-se! Talvez você precise cortar mais do que imagina. Para esses casos é recomendável utilizar instrumentos que cauterizam as pontas durante o corte como a  Navalha e a Tesoura térmica.
3º Se mesmo depois do tratamento e do corte o problema persistir procure um Tricologista, se não encontrar vá a um Dermatologista.


COMO TRATAR A QUEDA DOS FIOS?
O ideal seria verificar se a queda é devido a quebra ou queda mesmo... se for queda mesmo (o fio cai desde a raiz e vem junto c/ uma pontinha branca que é o folículo piloso)... o ideal é procurar ajuda médica, pois pode ser originário de administração de medicamentos controlados, ou disfunção hormonal, anemia, problemas do couro cabeludo, entre outros... nesses casos procure um dermatologista pois somente ele poderá fazer a avaliação.
Mas se for queda devido a quebra por uso de produtos químicos ou fatores mecânicos (secador e chapa) ... (o fio parte a partir de determinada parte e não da raiz)... podemos controlar, dependendo do estado... se for algo crítico o ideal seria tratar e ir cortando aos poucos, para os fios nascerem mais forte.
Dica: prepare o leave-in da seguinte forma... coloque dentro do frasco, uma ampola
inteira de Tônico Capilar Tricofort e utilize em todas as finalizações.


2 comentários:

  1. Oi meu nome é angela e estou fazendo um trabalho sobre doenças do couro cabeludo e fio do cabelo e até agora to meio perdida no assunto se puder ajudar agradeço bjinnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, Seja muito bem vinda criança!
      Quanto a este assunto, eu não posso ajudar muito, pois não me aprofundei no assunto, mas você pode buscar em livros e apostilas sobre tricologia.
      O que eu gosto muito de fazer e indico pro teu caso é se inscrever em um curso básico on line, que seja grátis sobre Tricologia, eu conheço o site Portal Educação, só não sei se tem grátis, mas dá uma procurada na internet e boa sorte em seu trabalho.

      Volte sempre.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger